INVESTIGAÇÃO NO MP Empresa do ex-assessor de secretário faturou R$ 869 mil apenas em 2017
O Ministério Público da Paraíba tem em mãos uma denúncia que surpreende, não apenas pelos números, mas especialmente pela ousadia. Documentos comprovam que, somente em 2017, um ex-assessor de gabinete do secretário Cláudio Lima (Segurança Pública) recebeu, através de uma empresa de sua propriedade, nada menos do que R$ 869.324,35, em 16 faturas, por, supostamente, prestar serviços automotivos para o governo do Estado, enquanto trabalhava na secretaria.
O nome do então assessor está registrado no Sagres: Francinaldo Miguel da Costa. Na folha de pessoal relativa ao mês de junho de 2017, por exemplo, consta como lotado precisamente no gabinete da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (nomeado desde 30 de maio de 2012). Francinaldo deixaria o cargo em fevereiro de 2018. E seria substituído na mesma vaga por uma parente próxima, Ana Gabriella Miguel de Alencar (em 22 de março de 2018). Dados do Sagres.
Informações fornecidas pela Receita Federal e cruzadas com dados do Sagres revelam que Francinaldo seria um dos sócios da microempresa Space Car Auto Center Comercio Varejista (criada em 24 de maio de 2016), que fica sediada, conforme Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, no bairro da Torre, em João Pessoa. E trata-se de uma “empresa individual de responsabilidade limitada”, uma Eireli.
O detalhe nos documentos é que a empresa tem ainda como nome de fantasia Space Car Auto Center, mas, curiosamente, na planilha de pagamentos das faturas, conforme veiculação do Sagres, aparece como JI Centro Automotivo. No entanto, a dúvida sobre se é a mesma empresa acaba desfeita, bastando uma rápida consulta ao número do CNPJ, que é precisamente o mesmo: 24.863.007/0001-03.
Nem o governo do Estado, nem a empresa se pronunciaram, até o momento, sobre a denúncia. O Ministério Público da Paraíba, aparentemente, trata o assunto sob sigilo.