ABELARDO Escritor recebe troféu Heitor Falcão pelo trabalho no jornalismo e na literatura
O escritor Hélder Moura recebeu, na noite de sábado (23), o troféu Heitor Falcão das mãos do jornalista Abelardo Jurema. A 21ª edição do prémio foi realizada no Paço dos Leões e teve uma homenagem especial ao jornalista e escritor Gonzaga Rodrigues. “Temos o orgulho de destacar que este troféu é a maior premiação privada da Paraíba, em reconhecimento ao mérito e ao talento”, afirmou Abelardo.
Segundo ainda destacou, a premiação ao escritor Hélder Moura pautou-se, “não apenas em sua militância como jornalista consagrado, mas também como escritor que desponta para as letras, com livros lançados até no exterior e que também lidera a Confraria Sol das Letras, responsável por um evento, o Pôr do Sol Literário, que tem projetado escritores paraibanos e se tornou uma referência na área literária”.
Biografia – Hélder Moura nasceu em Campina Grande, em 1957, onde concluiu sua formação profissional no Campus II da UFPB (atual UFCG), inclusive com a conclusão de pós-graduação em Sistemas e Computação, tendo como foco de pesquisa algoritmos e lógica.
Em 1982, iniciou sua atividade como jornalista, atuando no jornal Gazeta do Sertão, onde chegou a colunista político e editor-chefe. Em seguida, no Jornal da Paraíba e, finalmente, Correio da Paraíba, no qual militou, inicialmente em Campina, depois em João Pessoa, como colunista político e apresentador de TV. Posteriormente, trabalhou no Sistema Cabo Branco, como editor de blog do Jornal da Paraíba e comentarista da CBN. Atualmente, edita seu próprio blog.
Hélder é professor de Algoritmos e Lógica no Instituto Federal da Educação Tecnológica, desde 1992. Como escritor, ganhou vários concursos de ensaio e poesia além de ter publicado, em 1985, o livro de poema “Coração de Cedro”. Em 2012, estreou como ficcionista com o romance “O Incrível Testamento de Dom Agápito”, lançado no Brasil, Portugal, Alemanha, França, Noruega, Estados Unidos, México e Uruguai. O livro se encontra em 4ª edição e já foi traduzido para inglês, italiano e espanhol. Em 2018, lançou o livro de contos “Inventário das pequenas coisas”.
Hélder Moura é mestre em Literatura e Psicanálise pela Universidade Federal da Paraíba e, atualmente, é doutorando com área de pesquisa voltada para a criação literária.
ABAIXO PUBLICAÇÃO DA PREMIAÇÃO NA REVISTA DO TROFÉU…