VÍDEO Desembargador abre prazo para advogados se pronunciarem e retomar julgamento da AIJE do Empreender que pede cassação do governador
O Diário Eletrônico da Justiça já traz em sua edição de hoje o despacho do desembargador Carlos Beltrão, relator da AIJE do Empreender, que pede a cassação do governador Ricardo Coutinho, concedendo um prazo de dois dias para que as partes se manifestem sobre as novas provas inclusas nos autos pelo Ministério Público Federal.
O despacho segue decisão do Tribunal Regional Eleitoral, na sessão dessa segunda (dia 1). Como se sabe, o TRE acatou questão de ordem impetrada pelos advogados do governador, para que o julgamento, iniciado ontem, fosse adiado para tomarem conhecimento das novas provas inclusas nos autos pelo procurador regional eleitoral Vitor Veggi.
Pelo que se comentou nos bastidores, as novas mídias têm um efeito devastador sobre o rumo do processo, que já contem dezenas de depoimentos, alguns em vídeo, em que testemunham revelam ter recebido o dinheiro do Empreender (assista em baixo) para votar em Ricardo Coutinho, quando da disputa da reeleição em 2014.
O despacho do relator tem data de 1º de outubro, portanto os advogados das partes teriam até o dia 3 (quinta-feira) para se pronunciarem. Com isso, Carlos Beltrão deve pedir novamente pauta para retomar o julgamento, que, diante das circunstâncias, ficaria para a primeira semana após o primeiro turno das eleições, em data ainda a ser definida pelo Tribunal.
Empreender – O governador anunciou, essa segunda-feira, que irá recorrer da decisão da juíza Flávia Lins Cavalcanti (1ª Vara da Fazenda Pública), que mandou suspender novas liberações do Empreender, após relatório do Tribunal de Contas do Estado, atestando que, nos primeiros meses de 2018, o governo RC aumentou em 744% o volume de empréstimos, algo grave em ano eleitoral.
Testemunha – Após as eleições de 2014, um vídeo, em que uma moradora de São José de Caiana, no Vale do Piancó, admitiu o ilícito. No vídeo, fica sinalizado que o vereador Ronildo Silva de Moura (PSB), também presidente da Câmara, recebeu mais de R$ 5 mil num único contrato, e ainda beneficiou 26 parentes. Ou mais da metade dos cheques do Empreender que foram distribuídos na cidade.
Vídeo-bomba – No vídeo, Fabiana Costa, cunhada do vereador, confirmou ter recebido dois contratos (um pra ela, outro pra seu marido), no valor acima de R$5 mil. E confirma que seu marido, por ser irmão do vereador Ronildo, “conseguiu dois (cheques)”. No vídeo Fabiana admitiu que votou em Ricardo Coutinho, por causa do cheque: “Um monte de gente, assim, vai votar (em Ricardo) por causa desse empréstimo.”
REVEJA VÍDEO…