OPERAÇÃO CARTOLA Governador rebaixa delegado responsável pelas investigações 4 dias após escândalo virar manchete nacional
A democracia da boca pra fora que se diz existir na Paraíba produziu mais uma curiosidade. Depois de toda a repercussão (muito negativa) em todo o País, com a reportagem do Globo Esporte, em torno da Operação Cartola, que envolveu o governador Ricardo Coutinho (numa fala de Breno Moraes, ex-presidente do Botafogo), o delegado responsável pelas investigações foi rebaixado para adjunto.
O “rebaixamento” do delegado Lucas Sá de Oliveira foi publicado na edição desta quarta (dia 31), do Diário Oficial do Estado, por determinação do governador, numa operação em dois atos. No primeiro deles, o Lucas foi exonerado da titularidade da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa, onde comandava as investigações do escândalo. No segundo, nomeado como adjunto.
Na prática, está afastado das investigações, no âmbito da Operação Cartola, quando promoveu 91 oitivas, entre interrogatórios, depoimentos e declarações e também determinou a interceptação de 150 terminais, além de dezenas de diligências sigilosas. Mais de 120 pessoas foram ouvidas, com mais de 400 medidas cautelares, entre mandados de busca e apreensão. (mais em https://goo.gl/DDiopV)
REPERCUSSÃO – No último sábado (dia 27), reportagem do Esporte Espetacular (Rede Globo), trouxe que o governador, supostamente, tinha conhecimento do escândalo no âmbito da Operação Cartola. Na transcrição de um diálogo entre Breno Moraes e Zezinho do Botafogo, Breno afirma que, em conversa com Ricardo Coutinho, o governador teria recomendado comprar um juiz, para evitar derrota de seu time.
Breno conta a Zezinho que teria assistido ao jogo Botafogo e Atlético-MG ao lado do governador, e, em determinado momento, aparentemente incomodado com a goleada (o time mineiro venceu por 4 a zero), teria dito: “Breno, o certo era você ter comprado o juiz de um jogo desse aí“, que disse ter respondido: “Eu sei, mas não tive jeito de chegar.”
Nota – Em nota, o governador Ricardo Coutinho descarta ter proferido a frase a ele atribuída a ele por Breno, que chega a dizer para a reportagem que não tinha proximidade com o governador. Disse ainda que irá tomar providências jurídicas contra as afirmações do ex-presidente do Botafogo, no que classificou numa claro e irresponsável esforço de envolvê-lo no escândalo sem provas.
CONFIRA VÍDEO DA REPORTAGEM (declaração está a partir do momento 8:04) em…https://globoplay.globo.com/v/7120538/