VÍDEO Ganha repercussão nacional afastamento de delegado que comandou investigações da OPERAÇÃO CARTOLA
O governador Ricardo Coutinho talvez não tenha avaliado bem a decisão de afastar o delegado Lucas Sá e equipe do comando das investigações da Operação Cartola. O escândalo revelado na operação, que já havia tido repercussão nacional, ganha agora ainda mais espaços na mídia do País, chamando atenção para o processo, no qual o governador é citado numa interceptação telefônica.
Depois da repercussão no blog de Lauro Jardim, um dos mais lidos do País, o portal UOL também trouxe, esta sexta-feira, extensa reportagem sob o título: “Governo da Paraíba exonera delegados responsáveis pela Operação Cartola”. E diz que, “coincidentemente, as mudanças ocorreram três dias após a TV Globo veicular uma reportagem no Esporte Espetacular que apontou interferência política nas acusações do futebol da Paraíba. A matéria expõe conversas e indícios de que o governador Ricardo Coutinho (PSB) sabia do esquema de propina”.
E ainda: “Pessoas ligadas à Polícia Civil informaram ao UOL Esporte que os funcionários foram pegos de surpresa e que tiveram de deixar suas funções repentinamente no meio da operação. Na visão de alguns, foi uma represália pelo trabalho e pela veiculação da matéria.” (Mais em https://goo.gl/1X9f45)
Sport TV – O caso também repercutiu num dos programas esportivos de maior audiência do País, no Sport TV, quando um dos comentaristas voltou a destacar o escândalo, citando a conversa interceptada de Breno: “Ele disse que o governador teria dito a ele (Breno) que era pra ele ter comprado o árbitro da partida (entre Botafogo e Atlético-MG)”.
Lauro Jardim – Eis o que postou, nessa quinta (dia 31), Lauro Jardim, em O Globo: “O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, exonerou os dois delegados responsáveis pela investigação da Operação Cartola, que revelou fraudes no futebol paraibano.
A decisão de Coutinho foi publicada hoje no Diário Oficial do estado, e foi tomada após uma reportagem da TV Globo mostrar que o governador sabia do esquema organizado pela Federação de Futebol da Paraíba. Lucas Sá e Vanderleia Gadi deixam a Delegacia de Defraudações e serão delegados adjuntos em delegacia especializada.” (mais em https://goo.gl/WxZtzp).
O caso – No último sábado (dia 27), reportagem do Esporte Espetacular (Rede Globo), trouxe que o governador, supostamente, tinha conhecimento do escândalo no âmbito da Operação Cartola. Na transcrição de um diálogo entre Breno Moraes e Zezinho do Botafogo, Breno afirma que, em conversa com Ricardo Coutinho, o governador teria recomendado comprar um juiz, para evitar derrota de seu time.
Breno conta a Zezinho que teria assistido ao jogo Botafogo e Atlético-MG ao lado do governador, e, em determinado momento, aparentemente incomodado com a goleada (o time mineiro venceu por 4 a zero), teria dito: “Breno, o certo era você ter comprado o juiz de um jogo desse aí“, que disse ter respondido: “Eu sei, mas não tive jeito de chegar.”
Processar – A expectativa é que o governador, que nega a conversa, processe, não apenas o ex-presidente do Botafogo, Breno Moraes, os responsáveis pela interceptação, e os veículos de comunicação que têm noticiado o escândalo, como a Rede Globo (Esporte Espetacular e Lauro Jardim), além do UOL e outros sites e blogs da Paraíba.
CONFIRA VÍDEO…