Primeiro da debandada: Edmilson entrega carta de desfiliação a Rosas pra ingressar no PEN
Quem deu a senha foi o deputado Edmilson Soares, na manhã desta segunda (dia16), quando entregou sua carta de desfiliação à direção estadual do PSB. Na verdade, entregou a Edivaldo Rosas. Soares tentou falar com o governador Ricardo Coutinho, mas ele se encontrava em Sapé.
Em seguida, Edmilson acertou viagem a Brasília, o que deverá ocorrer nas próximas horas, em companhia de Janduhy Carneiro (que está deixando o PPS), para acertar os detalhes filiação junto à direção nacional do PEN (Partido Ecológico Nacional), que se encontra com registro pendente junto ao TSE.
No final da tarde, circulou a informação de que os deputados Branco Mendes e Zé Aldemir entregaram suas cartas de desfiliação à direção estadual do Dem. Os parlamentares alegaram necessidade de se filiar a um partido mais afim de suas características políticas.
O PEN nasce forte na Paraíba, especialmente porque deverá ser presidido pelo ainda tucano Ricardo Marcelo, presidente da Assembleia. Já pela manhã, ele reuniu vários deputados e a bancada do novo partido pode ter, de cara, oito parlamentares, a partir dos próximos dias.
Além de Edmilson, Janduhy, Branco, Zé Aldemir, Toinho do Sopão (já filiado) e Ricardo Marcelo, também estariam a caminho do PEN Mikika Leitão e o licenciado Aníbal Marcolino (PSL). Mais que isto: em negociação avançada estão ainda João Gonçalves (PSDB), Vituriano de Abreu (PSC) e Trócolli Júnior, que está deixando o PSD e tem convite para voltar ao PMDB.
Se for confirmada a filiação de todos, a bancada passaria a ter onze deputados (um deles, suplente, que é o caso de Mikika).