MP confirma que áudios com diálogo suspeito integram Operação Calvário e resta a pergunta: Waldson e Gilberto agiam com ou sem ordem superior?
O escândalo da hora, como se sabe, é o teor devastador de áudios que vazaram na Internet, contendo conversas suspeitas entre o secretário Waldson de Sousa (Planejamento e ex da Saúde) e o procurador-geral do Estado Gilberto Carneiro. Nas conversas, há desde suposta compra de partidos nas eleições de 2018, até pretensa combinação para fraudar licitação e superfaturamento de contratos.
Os áudios, conforme atestou a TV Cabo Branco, foram reconhecidos pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seraphico da Nóbrega, como elementos que integram os autos da Operação Calvário, tocada em conjunto pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e da Paraíba, através do Gaeco. Ou seja, os áudios são considerados fidedignos, apesar de não se saber ainda quem gravou.
Áudios – Num dos áudios (até o momento, dois vazaram), o Waldson, Gilberto Carneiro e um empresário (não identificado), aparentemente, combinam uma alternativa para que sua empresa vença a licitação. Pela intimidade da conversa é possível especular certa familiaridade entre os secretários e o empresário. Mas, a pergunta que fica é: Waldson e Gilberto estavam agindo por conta própria, ou obedecendo a ordens superiores?
Empresário – E aí… caso houver a licitação, assim, que vai haver, né!
Waldson – Vai haver…
Empresário – E aí, como seriam as formas?
Waldson – Não, aí você tem que tá com tudo, certidão negativa.
Empresário – Não isso aí não, isso eu tô tranquilo. Mas se aparecer mais gente, tal.
Waldson – Vai aparecer…
Empresário – Vai!
Waldson – Pra enterrar, inclusive, entendeu?
Empresário – Entendi.
Waldson – Aí nós temos que ter… É isso que eu vou verificar, nós temos que ter coisas nesse projeto básico que não permitam, entendeu, muita flexibilidade.
Empresário – É… nós temos essa parte de, do sistema que vai ser instalado, pro controle disso tudo. Esse teu inclusive é um pessoal já daqui que conhece bem e ele é que desqualifica quando não tá…
Waldson – Essa é uma exceção que vai chamar muita atenção, viu Gilberto.
Gilberto – Vai…
Waldson – Vai! Porque as empresas vão brigar muito. Primeiro vão ficar puto porque vão perder o mercado, depois vão começar a questionar como é que vai ter um, vai ter que questionar a patente das marcas, vão colocar as exclusividades de recurso… Pode ter certeza.
Com G1 Paraíba
CONFIRA A ÍNTEGRA DO ÁUDIO…