Agra bate pino e anuncia revogação da Bolsa Multa
O prefeito Luciano Agra admitiu, hoje pela manhã, ter revogado trechos da lei que instituiu uma espécie de Bolsa Multa para os amarelinhos. Foi uma reação às declarações do senador Cícero Lucena que, durante entrevista a Gutemberg Cardoso e Nilvan Ferreira, afirmou que, se eleito prefeito de João Pessoa, seu primeiro ato será revogar a lei, que premia com bônus aos fiscais de transito mais eficientes na lavratura de multas.
Desde que a nova legislação foi anunciada, tem sido intensa a reação da comunidade contra o prefeito Agra, a tal ponto que os próprios amarelinhos procuraram os vereadores, a exemplo de Tavinho Santos, para apresentar uma projeto revogando sua aplicação. Os amarelinhos revelaram temer represálias por parte dos motoristas.
Agra revogou apenas parte da lei, especificamente o dispositivo que oferece bônus salarial aos amarelinhos, por produtividade, ou seja pelo número de multas que lavrarem. O restante da legislação fica mantida. A decisão do prefeito, para ter aplicação, precisa ser encaminhada ao Semob (Superintendência de Mobilidade Urbana) e à Procuradoria-Geral do Município.
“Atendemos os pedidos dos próprios agentes, que passaram a se sentir ameaçados pela imagem negativa que se criou do decreto, por isso resolvi suprimir o item que trata de notificações”, afirmou o prefeito, recuando de suas próprias declarações. Como se sabe, na semana passada, Agra havia afirmado, enfaticamente, que o decreto não seria revogado, para “dar o exemplo aos maus motoristas”.