ARREMATE DO DIA – O discurso de João Agripino que não aconteceu
O coronel Chico Pereira dominou, durante décadas, a política em Pombal. Até surgir Levi Olímpio, com seu estilo valente de encarar a vida e a política. Os dois, evidentemente, ficaram logo inimigos. Chico Pereira foi também um dos que mais investiram politicamente no ex-governador João Agripino, a ponto de ter bancado algumas de suas campanhas eleitorais.
Dizem, em Pombal, que um dia, acossado pelas diabruras de Levi Olímpio, convocou João Agripino para uma conversa. O coronel foi logo ratificando sua promessa de investir financeiramente na campanha como prometido. João Agripino ficou comovido e tudo mais, entretanto, pelo arrodeio, desconfiou logo que tinha algo mais.
E se confirmou. O coronel desembuchou: “Aqui tem um moleque que está precisando de uma lição.” João quis saber quem era. Chico Pereira nem se fez de rogado: “É este tal de Levi Olímpio.” Agripino que já conhecia a fama de Levi, ficou de sobreaviso. Chico Pereira: “Quero que você faça um discurso duro contra ele no comício de hoje à noite, que é pra ele ver com quem está mexendo…” João saltou de lado: “Coronel, pode ficar com seu dinheiro. Prefiro ficar vivo!”