Pode ser um erro subestimar a candidata Estelizabel
Pode estar cometendo grave erro quem subestimar a candidata Estelizabel Bezerra. É bem verdade que, a preço de hoje, a candidata do PSB não está bem nas pesquisas. Mas, esse não pode ser o único parâmetro para avaliar suas chances na guerra dessas eleições. É preciso levar em conta também o potencial que lastreia a sua candidatura.
Primeiro, não se pode subestimar a capacidade de transferência do governador Ricardo Coutinho. Ainda que ele não esteja de bem com a popularidade, é inegável a existência de um contingente de seguidores, que estará com sua excelência em quaisquer circunstâncias. Esse exército, que não se tem a ideia precisa do tamanho, possui peso expressivo.
Não se pode desconhecer também a importância da máquina. É cultural. Qualquer que seja o governante há uma espécie de cabala que cerca a força do cargo. São funcionários nomeados pelo Governo, são os fornecedores que dependem de boa relação com o poder, são os terceirizados cuja longevidade em seus postos carece de engajamento.
Depois, é visível a capacidade técnica da candidata. Tanto é assim que, há grande expectativa em torno do seu desempenho em debates e entrevistas, e isso poderá ficar evidente à medida que a campanha afunilar. O que, certamente, vai obrigar aos candidatos de oposição, em tese Zé Maranhão e Cícero Lucena, melhor se preparar para o embate.
Se bem que, pelo menos no primeiro momento, o crescimento de Estelizabel, ocorrendo, deve se dar na base girassol, ou seja, entre o pessoal que hoje está com o prefeito Luciano Agra. O que deve acender a luz na campanha do deputado Luciano Cartaxo. Então, é prudente não subestimar a candidata.