OPERAÇÃO CALVÁRIO Pesquisa revela que 79% dos internautas enxergam envolvimento de Ricardo Coutinho no escândalo
O Blog registra recebimento de pesquisa realizada pela AtivaWeb Group, utilizando ferramentas de inteligência artificial, revelando que cerca de “79% dos internautas enxergam o envolvimento do ex Ricardo Coutinho com o escândalo apurado pela Operação Calvário”. Segundo Alek Maracajá, proprietário da empresa, o monitoramento foi realizado entre 30 de janeiro a 20 de maio de 2019.
A pesquisa mostra que “79% dos paraibanos que acessam as quatro principais plataformas de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube) acreditam no envolvimento do ex-governador com as denúncias de corrupção até aqui apuradas”, e 16% não acreditam. O estudo tomou por base quase sete milhões de menções nas redes sociais sobre o assunto. Mais de dois milhões de paraibanos têm acesso à Internet, conforme IBGE.
Isso, obviamente, não quer dizer que o ex-governador esteja envolvido no escândalo. É apenas uma aferição sobre o sentimento percebido entre os internautas paraibanos que conhecem a Operação Calvário e fazer a associação. Portanto, o estudo não pode ser encarado como um prejulgamento.
João – Os dados mostram ainda que o governador João Azevedo também foi avaliado, mas o percentual dos que enxergam seu envolvimento no escândalo é menor: 43% dos internautas manifestarem que o atual governador não tem nenhuma culpa no escândalo da Calvário, 41% acreditam que Azevedo tem algum grau de envolvimento, “a julgar pelas menções apuradas pela análise”.
Pesquisa – O levantamento, de responsabilidade da Ativa Web Group, que tem parceria com o site Tá na Área, tomou por base 6.678.981 menções nas redes sociais sobre o tema Operação Calvário. “O método utilizado foi a análise de sentimento em redes sociais, que monitorou menções e compartilhamentos sobre o tema e das quase sete milhões de menções pesquisadas, 67% foram geradas por mulheres e 33% por homens”, diz nota da Ativa.