Não confundam Lava-Jato com Calvário, por Laura Berquó
Em recente postagem no Faecbook, a advogada Laura Berquó chama a atenção para a importância de não se confundir a Operação Lava Jato com a Operação Calvário. “A Calvário possui identidade e desafios próprios”, postula Laura, argumentando os fatos investigados na Paraíba tem uma peculiaridade particular, e foca em crimes que, até bem pouco tempo, “passavam à margem das autoridades” locais, apesar dos elevados valores envolvidos.
Confira a íntegra do comentário:
Prezados, eu nunca concordei com comparações. Não vou entrar aqui nas polêmicas da Lava-Jato. Só estou vindo mesmo pra dizer que a Calvário possui identidade e desafios próprios. A investigação que conta com a participação articulada dos GAECOs da PB, RJ e GO nasceu aqui, embora tentem tirar o mérito local.
A primeira fase nasceu após mais de um ano de estratégia bem elaborada e estudada como a fixação do foro competente a partir de 2018 pelo STF para processamento de crimes após a cessação de mandatos eletivos. A Operação Calvário investiga fatos tidos como crimes que até pouco tempo passavam à margem de autoridades por serem crimes de colarinho branco.
A Operação Calvário tem o mérito de trazer luz sobre o maior esquema de corrupção na Paraíba no período de 2011 a 2018. Houve o desvio de mais de R$1,5 Bilhão da saúde por meio de organizações sociais que pode ser traduzido em mortes e falta de atendimento de qualidade à população mais carente. A equipe que investiga é séria e possui nomes imaculados.
Não deixem de acompanhar a eleição do dia 29.07.2019 para Procurador Geral de Justiça do MPPB e como cidadãos cobrarmos do novo Procurador Geral apoio integral ao GAECO e à Operação Calvário. A investigação merece todo respeito e apoio da sociedade paraibana. Infelizmente as pessoas que estão envolvidas na ORCRIM usam o discurso político ideológico para se vitimizarem.
Não seja um inocente útil, ao menos que você não precise dos serviços do Trauma ou tenha obtido casa em Portugal com dinheiro público enquanto outros morriam com a corrupção na saúde, com a eterna falta e impontualidade no fornecimento de medicamentos para tratamento de câncer. A Operação Calvário possui identidade própria assim como seus investigadores. Sejamos cidadãos de verdade e apoiemos a Operação Calvário.