Diálogo de Palmarí com o astronauta Wally Schirra e lição para a humanidade
Em sua mais recente crônica, o escritor Palmarí de Lucena narra encontros o astronauta Wally Schirra, que faria várias viagens do espaço, dentre as quais, uma das mais destacada à bordo da Apollo 7, que antecederia a Apollo 11. Lembra Palmarí como “Schirra foi quinto americano a viajar ao espaço e o único que participou em todos programas da Nasa”. Confira trechos dos diálogos de Palmarí com Schirra em “Na terra com astronautas”:
Esperamos os passageiros na zona segura do Heliporto de Manhattan, Wally Schirra, Donn F. Eisele e Walter Cunningham, tripulantes do Apollo 7. O comandante Schirra, apertou minha mão e apresentou os demais, com o sorriso e jovialidade do astronauta, que o mundo conhecia como o rei das pegadinhas espaciais. A tripulação famosa pelos pequenos shows para a TV, que faziam diariamente enquanto orbitavam a terra. Receberiam um Emmy especial por estas transmissões. Havíamos sido designados pela produção para acompanhá-los até o Carnegie Hall, local da entrega do prêmio.
Conversa vai, conversa vem, o Brasil entrou no assunto. Creio que Wally Schirra, comentou que havia visitado o Rio, adoro “f-e-i-j-o-a-d-a brasilieira”. Falamos da marchinha de carnaval feita em homenagem ao cosmonauta soviético Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço. “Gagarin, subiu, subiu, subiu, foi até ao espaço sideral, chegou perto da lua e sorriu: vou embora pro Brasil que o negócio é carnaval”. Traduzimos a letra, muitas gargalhadas. Nenhuma possibilidade de pensar em carnaval no espaço, muito menos com o metabolismo praticamente em zero.
Schirra foi quinto americano a viajar ao espaço e o único que participou em todos programas da NASA. Pela primeira vez na história, transmitiram uma mensagem ao vivo do espaço através do rádio e da TV, em 1962. Perguntado sobre sua reação quando o foguete Titan do Gemini 6 apresentou falha na ignição, respondeu filosoficamente que havia lembrado que o modulo espacial, o foguete e tanques de combustível “[…] haviam sido construídos pela oferta mais baixa […] de uma licitação pública. Ajudou a resolver o problema e voou em direção aos cosmos.
Muitos anos depois, Schirra falou eloquentemente sobre suas missões, “[…] deixei a terra três vezes. Não encontrei nenhum outro lugar para ir. Por favor, cuide da nave espacial Terra.” Sua grande lição para a humanidade …