Bira e o dia em que Davi derrotou Golias
A luta do vereador Bira com o governador Ricardo Coutinho é algo do tipo Davi contra Golias. Por isso, a primeira vitória do vereador na Justiça Eleitoral, nesta quarta-feira (dia 1), conferindo-lhe legenda para concorrer à reeleição, deve ter um sabor mais do que especial. E certa vendeta.
Com a decisão do juiz Fabiano Moura de Moura, Bira foi o primeiro vereador a ter deferido o seu registro como candidato avulso. Algo realmente inédito. Ainda mais quando, quem está do outro lado do balcão, como antagonista é o PSB do governador RC, um adversário obstinado.
Bira vem amargando essa perseguição dentro de seu próprio partido, porque teve a ousadia de seguir com o prefeito Luciano Agra, mesmo depois de RC ter indicado como sua candidata Estelizabel Bezerra. Foi um ato temerário, considerando o governador quem é, do que é capaz nessas circunstâncias.
Em todo esse episódio, Bira mostrou, primeiro, coragem para enfrentar o todo-poderoso. Segundo, pode ter criado um exemplo que outros devem seguir, caso consiga manter sua candidatura até a última instância da Justiça Eleitoral, pois está claro que o PSB vai recorrer da decisão do juiz Fabiano.
Mas, ainda que tenha sido uma vitória temporária, foi expressiva.