DE TIRAR O SONO – PF realiza cumpre mandados de buscas em João Pessoa e assombra manhã de figurões
Alguns figurões envolvidos em escândalos na Paraíba não acordaram bem, nesta quinta (dia 19). Eles foram despertados com a informação de que a Polícia Federal estava nas ruas de João Pessoa, cumprindo alguns mandados judiciais. Mas, depois veio o alivio (para eles), indicando de que se tratava da operação que apura pagamento de propinas de empresários ao… senador pernambucano Fernando Bezerra (imagem embaixo), nas obras da Transposição.
Bezerra foi, como se sabe, ministro da Integração Regional no governo Dilma, era filiado do PSB (indicado pelo ex-governador Eduardo Campos), elegeu-se senador ano passado, e, atualmente, é líder do governo no Senado, pelo MDB. Os mandados foram cumpridos num escritório da empresa de pesquisas Alfa, localizada na avenida Epitácio Pessoa (Edifício Royal Trade Center).
As buscas também ocorreram no gabinete e no apartamento funcional do senador, em Brasília, na Câmara dos Deputados e também em cidades como Recife e Petrolina (PE).
Detalhe – O ministro Roberto Barroso (Supremo) autorizou a realização dos mandados de busca e apreensão, mesmo contra parecer da Procuradoria-Geral da República, que considerou não haver indícios de que o parlamentar guardasse consigo material que comprovasse o cometimento de atos ilícitos.
O pedido original para a realização de buscas em endereços residenciais e profissionais do senador foi realizado pela Polícia Federal, que considerou relevante para a apuração buscas de materiais ligados a Bezerra Coelho. Barroso afirma nos autos que a PF aponta nas investigações indícios de cometimento dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro, além de falsidade ideológica eleitoral.
Os fatos investigados foram narrados na delação premiada dos empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, Eduardo Freire Bezerra Leite e Arthur Roberto Lapa Rosal.