PARAIBANO PAGOU A CONTA Governo Ricardo Coutinho comprou mais de uma tonelada de queijos finos para alimentar Granja Santana só em 2018
Dados do Cadastro Único do Ministério da Cidadania mostraram, em agosto último, que a pobreza extrema no Brasil aumentou e atingiu 13,2 milhões de pessoas. A Paraíba está entre os Estados com maior índice de pobreza, chega a 13,106 por grupo de 100 mil. Para se ter uma ideia, o Estado tem 686.447 famílias vivendo com menos de meio salário mínimo. (mais em http://bit.ly/32L5OT8)
Então, se pergunta: quantos desses paraibanos sabem ou já comeram um queijo… brie? E gorgonzola ou camembert? Esses queijos finos eram muito apreciados por Maria Antonieta, a monarca francesa mais perdulária da história que, ao saber como os camponeses não tinham sequer um pão para comer, ironizava dizendo que deveria se dar “brioche aos pobres”.
Pois, esses queijos finos eram a iguaria mais apreciada na granja Santana sob gestão Ricardo Coutinho, a julgar pelos dados do Tribunal de Contas do Estado: somente em 2018, o ex-governador mandou comprar 1,4 tonelada de queijos, ao custo de R$ 126.244,47. Num Estado, em que quase 700 mil famílias vivem com menos de meio salário mínimo e não comem uma grama sequer de queijo, é um escárnio.
Gastança – O governo Ricardo Coutinho, como se sabe, foi marcado pela gastança e a ostentação. Em 2013, a Revista Isto trouxe: “Um relatório do Tribunal de Contas, obtido por Isto É, revela que as festas promovidas na Granja Santana – como é chamada a residência onde moram o governador e a primeira-dama – consumiram 17,4 toneladas de carnes, peixes e frutos do mar, só no ano de 2011.”
Dizia ainda: “Na mesma prestação de contas, que o órgão de fiscalização classificou como um dos inúmeros “exageros de gastos”, havia uma nota registrando a compra de 60 quilos de lagosta. Além das despesas com comida, os auditores descobriram que até o enxoval do bebê de Pâmela e Coutinho foi pago pelo contribuinte.” (veja abaixo)
Sem medo de errar: foi o governo mais despudorado de que se tem notícia na Paraíba.
Com marcelojose.combr, tanaarea.com.br e paraibaradioblog.com.br