FOME FOI GRANDE Dossiê revela que a Polícia Militar adquiriu 63,3 toneladas de alimentos mesmo após acabar o rancho nos quartéis
Mais um capítulo de um dossiê que circulado nos quartéis foi remetido ao Blog, tratando a compra de gêneros alimentícios pelo comando da Polícia Militar. Conforme os novos dados, foram adquiridos nada menos do que 63,3 toneladas de alimentos, em apenas uma amostragem de contratos celebrados pela PM com alguns fornecedores.
O que vem chamando a atenção dos policiais é que não existe mais o chamado rancho nos quartéis, que é o serviço para servir refeições dentro da corporação. O rancho foi extinto pelo ex-governador Ricardo Coutinho, ainda em seu primeiro mandato. “Se não existe mais, por que essa compra astronômica de gêneros alimentícios?”, indagam os policiais.
Para se ter uma ideia, foram adquiridos pela PM nada menos do 80 mil ovos, seis mil litros de vinagre, 7,6 mil litros de óleo de soja, 6,8 toneladas de farinha de mandioca, 1,65 tonelada de maionese, 382 quilos de queijo ralado, 597 quilos de ketchup e 10 toneladas de polpa de acerola, e 950 quilos de cominho, dentre os vários outros itens apurados.
Mais itens – Outro trecho do dossiê que circula nos quartéis indica que, entre 2011 e 2018, foram adquiridas 422 mil unidades de chocolate Sonho de Valsa, 304 mil caixas de suco Tampico, 304 mil maçãs, uma tonelada de laranja-pera, uma tonelada de tomate, 1,5 tonelada de mamão, 1,6 tonelada de mandioca, 1,9 tonelada de arroz, dentre vários itens. Mesmo sem existir mais o rancho nos quartéis.
Outra operação que chamou a atenção de alguns oficiais foi a compra de nada menos do que 449 mil lanchinhos. Um kit com chocolate, biscoito ou sanduíche e suco Tampico. Foram gastos com essa aquisição quase R$ 2 milhões (valores exatos: R$ 1.965.000,00).