DIA SEGUINTE Defesa pede liberdade para Lula, Zé Dirceu e mais quatro condenados na Lava Jato
Advogados do ex-presidente Lula, do ex-ministro Zé Dirceu e mais quatro condenados pela Lava Jato, impetraram, esta manhã (sexta, dia 8), com pedidos de liberação junto ao Supremo Tribunal Federal. As petições vêm em sequência à decisão da Corte, na noite de ontem, quando, por seis a cinco, os ministros decidiram vetar a prisão em 2ª instância.
O primeiro advogado a manifestar foi Cristiano Zanin, que representa Lula: “Nós aconselhamos o ex-presidente Lula a fazer o pedido para a sua liberdade estabelecida, com base na decisão proferida ontem pelo Supremo Tribunal Federal. Saímos da reunião e já protocolamos esse pedido, e agora iremos conversar com a doutora Carolina Lebbos, que deve analisar o pedido que acabamos de fazer.”
Já solicitaram a liberdade, além de Lula e Zé Dirceu: Alberto Elísio Vilaça Gomes (ex-diretor da empresa Mendes Júnior), empresário Fernando Moura, Sérgio Cunha Mendes (ex-vice-presidente da Mendes Júnior) e Renato Duque (ex-diretor da Petrobras).
Pena – O ex-presidente foi condenado no caso do triplex em Guarujá e ainda aguarda, inclusive, julgamento de recursos em cortes superiores. Lula, que está preso desde 7 de abril de 2018, nega as acusações. Ele cumpre pena de 8 anos e dez meses na Superintendência da Polícia Federal. Já Zé Dirceu cumpre pena no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Relação de todos que podem ser beneficiados:
- Alberto Elísio Vilaça Gomes
- Enivaldo Quadrado
- Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura
- Gerson Almada
- João Augusto Rezende Henriques
- José Dirceu
- Julio Cesar dos Santos
- Luiz Eduardo de Oliveira e Silva
- Luiz Inácio Lula da Silva
- Márcio de Andrade Bonilho
- Pedro Augusto Corte Xavier
- Renato Duque
- Sérgio Cunha Mendes