CALVÁRIO DE IVAN Ex-secretário afasta advogado e dá sinais de negociar delação premiada com o Gaeco
Informações cada vez mais frequentes nos bastidores indicam que o ex-secretário Ivan Burity estaria a um passo de fechar a sua delação premiada. As especulações começaram, na semana passada, quando ele decidiu afastar seu advogado Iarley Maia, e ficou com Veronica Abdala. Yarley, conforme comentários de familiares do ex-secretário, seria avesso à delação e, por isso, teria deixado a causa. Iarley também é muito próximo do ex Ricardo Coutinho.
Ivan, como se sabe, foi preso na fase 5 da Operação Calvário, em 9 de outubro último, resultado especialmente da delação do ex-assessor Leandro Nunes Azevedo. Ivan, segundo as investigações, era um dos operadores mais efetivos do esquema criminoso, que negociava pagamento de propinas com empresas contratadas pelo Estado, nas áreas de Saúde e Educação.
Ainda de acordo com as investigações, Ivan teria sido o elo de propina com a organização social Ipcep, e teria trazido, apenas numa oportunidade, de R$ 1,2 milhão em especie de Curitiba, num avião fretado, segundo Leandro. O dinheiro foi utilizado para irrigar a campanha do então candidato à reeleição, Ricardo Coutinho. Ivan era do núcleo duro do ex Ricardo Coutinho e é voz corrente que “sabe demais”.