CALVÁRIO DE RICARDO COUTINHO (vídeo) Juiz mantém prisão e manda recolher ex-governador à Penitenciária Média de Mangabeira
Como esperado, o juiz Adilson Fabrício (1ª Vara Criminal) decidiu manter a prisão do ex Ricardo Coutinho, durante por audiência de custódia na manhã desta sexta (dia 20). O ex-governador foi encaminhado para a Penitenciária de Segurança Média de Mangabeira, numa ala especial. Ele também não poderá manter contato com o irmão Coriolano, nem com Gilberto Carneiro e Waldson Sousa.
Seus advogados ainda argumentaram ele não exerce mais nenhum cargo público e tem endereço certo para pedir a revogação de sua prisão preventiva, mas o magistrado negou. Além disso, a defesa solicitou que Ricardo Coutinho, caso tivesse a prisão mantida, não fosse encaminhado para a Penitenciária de Segurança Média no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, no que foi atendido.
Houve ainda solicitação de que, Ricardo Coutinho, tendo sido “prefeito por dois mandatos, governador por dois mandatos, então, como a nossa Constituição exige que o Estado seja encarregado da integridade do preso, não é plenamente compreensível e admissível que o ex-governador esteja no mesmo local de outras pessoas que estão em vias ou que foram delatoras”.
Mas, o juiz ponderou: “Não vejo que a presença dos demais iria prejudicar a segurança do custodiado. São pessoas do convívio dele. Não estou verificando essa ameaça à integridade dele.” Agora, seus advogados apostam em obter uma liminar de soltura junto ao Superior Tribunal de Justiça.
CONFIRA TRECHO DA AUDIÊNCIA…