CALVÁRIO DE HABEAS CORPUS Gilmar Mendes abre vistas à PGR sobre pedido de Coriolano para deixar prisão
Movimentação no habeas corpus protocolado junto ao Supremo Tribunal Federal por advogados de Coriolano (irmão de Ricardo) Coutinho, com pedido de relaxamento de sua prisão. Coriolano, como se sabe, foi preso no último dia 17, com a deflagração da Operação Calvário 7 e, desde então, vem tentando, através de habeas corpus, a sua soltura.
No feito mais recente, como o STF está em recesso, o processo foi a despacho do presidente Dias Tóffoli. Há dois dias, Tóffoli encaminhou o HC para o ministro Gilmar Mendes, que foi escolhido relator dos feitos relativos à Operação Calvário. Então, nessa sexta (dia 28), Gilmar despachou encaminhando o HC para vistas à Procuradoria Geral da República.
O detalhe é que a PGR, em solicitação semelhante da ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça, já havia opinado, não apenas pela manutenção das prisões, como ainda pela revogação da soltura de Ricardo Coutinho, Cláudia Veras e Francisco das Chagas Ferreira. Então, se Gilmar Mendes for de seguir a orientação da PGR, deverá negar a liminar de soltura.