DEU O ESPERADO Deputados voltam para salvar mandato de Wilson Santiago afastado por Celso de Mello
Como esperado, o deputado Wilson Santiago, afastado do Congresso pelo ministro Celso de Mello na Operação Pés de Barro, foi salvo pelos seus colegas de Câmara Federal. Da mesma forma que, há poucos dias, deputados estaduais salvaram a companheira Estela Bezerra, presa na Operação Calvário 7. O julgamento ocorreu na noite desta quarta (dia 5).
No placar eletrônico estava: 170 votos a favor do afastamento, 233 pela sua permanência e foram registradas sete abstenções. Houve ainda 101 deputados ausentes, que terminaram por favorecer o deputado em função do quórum. Eram necessários 257 (metade da Casa) votos para manter a decisão de Celso de Mello. Afastado do mandato desde dezembro. Com a decisão, será reintegrado.
No que pareceu uma manobra para manter as aparências perante a opinião pública, Santiago deverá responder a um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara, conforme recomendou o parecer aprovado do relator Marcelo Ramos (PL-AM). Ramos disse ainda que a Câmara não analisa os fatos revelados na investigação criminal, somente o procedimento cautelar de afastamento de um parlamentar.