SÓ POR CURIOSIDADE Quanto custa manter um ladrão solto no Brasil?
É evidente que advogados são constituídos para beneficiar seus clientes. Ainda que esses clientes sejam bandidos. Especialmente bandidos com muito dinheiro em caixa. Dinheiro que, em muitos casos, vem da corrupção. E, se vem da corrupção, é um dinheiro fácil. Sendo dinheiro fácil, então o preço cobrado pelos advogados deve ser proporcionalmente maior, até para cobrir o alto custo de ter o nome associado a larápios do erário.
Então, só por curiosidade: quanto custa mesmo deixar ladrões do dinheiro público soltos no Brasil, meu caro Paiakan? Um jurista ouvido pelo Blog observou: “Depende. Se o paciente for um sujeito que desviou, por exemplo, mais de R$ 130 milhões. Uma operação de salvação para esse sujeito não parte com menos de 10% desse montante amealhado com a corrupção, até porque, se foi apurado que desviou esse valor, então deve ter desviado muito mais. Assim, neste caso, seria uns R$ 13 milhões. Por baixo. Só pra bater o centro.”
Mas, o custo aumenta à medida em que novas iniciativas são executadas, “como a contratação de mais advogados influentes nas cortes, filhos de ministros, por exemplo”. Contudo, lembrou o jurista, “isso não funciona para sempre”. Vai chegar um momento em que o custo cresce exponencialmente e, em alguns casos, como foi de Sérgio Cabral, é melhor não gastar tanto com advogados, guardar um dinheirinho, ir para cadeia, para poder usufruir do saldo da rapina quando for solto de vez”.
Achei procedente.