Guerra das saias em Pombal: TRE indefere candidatura de Polyanna
Mais um capítulo na guerra das saias de Pombal. O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral acaba de indeferir, por unanimidade, a candidatura à reeleição da prefeita Polyanna Feitosa, do PT. O juizes seguiram o voto do relator Miguel de Brito Lyra, pelo indeferimento. Para quem já vinham tendo dificuldades nas pesquisas, foi um duro golpe na prefeita petista, em sua disputa contra a candidata Mayenne Van, do PMDB.
Segundo o relator, Polyanna era esposa do prefeito Jairo Feitosa (eleito em 2004), portanto parente de primeiro grau, quando ele faleceu. Na eleição seguinte, de 2008, ela disputou e foi eleita prefeita, o que já caracterizaria um segundo mandato pelos termos da atual legislação. Agora, sua candidatura em 2012 é considerada a tentativa por um terceiro mandato seguido, o que é vedado pela legislação eleitoral.
Como a decisão foi por unanimidade, a prefeita terá de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Os advogados da petista, inclusive, já anunciaram a disposição de recorrer da decisão do TRE-PB. Mas, enquanto não há um veredicto final sobre o registro de sua candidatura, a peemedebista Mayenne Van permanece na disputa como candidata única à Prefeitura de Pombal.