UMA HISTÓRIA QUE FICOU Duas décadas numa casa chamada Correio da Paraíba
Por duas décadas (1991-2011) trabalhei no Sistema Correio. Foi um período extremamente enriquecedor do ponto vista profissional. Do Correio, recebi todo o apoio para desenvolver meu trabalho como jornalista, e digo: foi muito prazeroso. Sou extremamente grato aos dirigentes da empresa por terem acreditado em mim.
Nesse período, fui repórter, redator de primeira página, editor de política, colunista, comentarista de rádio e apresentador de TV. Mas, fui parceiro, especialmente pela forma democrática como a empresa permitia e até estimulava a troca de ideias entre profissionais e seus diretores. Tive também percalços, mas hoje eles são apenas um ponto fora da curva.
No Correio, pude participar de um dos momentos mais emblemáticos da história da Comunicação na Paraíba, quando a empresa foi cercada de perseguição por todos os lados e, não apenas sobreviveu, como conseguiu crescer ainda mais. Um caso único de como enfrentar uma CPI e vencer.
No Correio, pude conviver com grandes nomes do jornalismo da Paraíba, e disso muito me orgulho. Por isso, foi uma imensa consternação saber do fechamento do jornal impresso Correio da Paraíba. A empresa lutou bravamente, mas, atropelada pelas mídias digitais e os paradigmas dos novos tempos, não pode mais resistir.
Fica o registro da minha tristeza, mas também a memória viva de uma empresa valente que marcou, de forma indelével, a História recente da Paraíba. Tenho muito orgulho de ter feito parte da Família Correio. Consigno também minha solidariedade aos profissionais que perdem seus empregos num momento particularmente difícil.
Vida que segue. Um ciclo se finda, outro virá.
ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA VEICULADA PELA EMPRESA EM SUA ÚLTIMA EDIÇÃO…
Aos 05 de agosto de 1953 nascia um dos filhos do visionário e criativo líder político e empresarial Teotônio Neto: a empresa Jornal Correio da Paraíba Ltda. Durante estes 66 anos de longa existência, enfrentou todas as adversidades inerentes a uma empresa fruto da iniciativa privada. Conviveu e superou com galhardia dezenas de planos econômicos implantados em nosso País. Foi obrigado a ajustar seu planejamento financeiro em decorrência da adoção de muitas moedas. Liderou campanhas em prol de causas em defesa da Paraíba, dentre elas o combate sistemático e efetivo à corrupção. Pagou um preço imensurável com o sacrifício do seu diretor Paulo Brandão Cavalcanti, que, morto, tornou-se mártir dessa causa.
Ao longo desses 66 anos, prestou um serviço ao público leitor pautado pela ética e paixão. Divulgou e alavancou a economia da Paraíba veiculando publicidades em todos os campos econômicos através de espaços e cadernos especializados. Recebeu por parte de toda a população paraibana o reconhecimento pelo seu histórico trabalho. Foi carinhosamente recebido na intimidade dos seus valorosos assinantes. Enfrentou com sucesso, mantendo-se atualizado e atuante, os ajustes decorrentes de mudanças mundiais que atingiram o universo da comunicação, principalmente a mídia impressa. Manteve-se líder inconteste com sua circulação diária, aferida pelo IVC, por décadas seguidas. Nos últimos anos resistiu como o único jornal diário privado em circulação no nosso Estado.
Porém, o estado de calamidade que assola o mundo e o nosso País, já reconhecido pelo Congresso Nacional por meio do decreto legislativo número 6, de 20 de março de 2020, e também em razão dos decretos do governo do Estado da Paraíba números 40.134 e 40.135, que suspenderam o funcionamento de estabelecimentos comerciais, impediram a venda comercial e a distribuição jornalística, inviabilizando desta forma o funcionamento do Jornal Correio. Diante disso, comunicamos a todos os colaboradores vinculados à referida empresa, aos nossos leais leitores, assinantes, prestadores de serviços e ao público em geral que estamos encerrando nossas atividades neste sábado, dia 04 de Abril de 2020. Ao povo paraibano, leitores, colaboradores, clientes internos e externos, nossa palavra hoje é GRATIDÃO por terem sonhado nossos sonhos e acreditado em nós. Um novo tempo se inicia. Novas histórias iremos construir juntos. Que Deus ilumine e proteja todos nós.