AVANÇO DA PANDEMIA Aumentos dos casos de contaminação leva Cartaxo fechar o acesso às praias e parques de João Pessoa
O prefeito Luciano Cartaxo decidiu, nesta segunda (dia 4), fechar o acesso às praias de João Pessoa, bem como aos parques, entre eles, o Parque da Lagoa, o Parque Parahyba e o Parque Zoo Arruda Câmara, a Bica. Cartaxo justificou sua decisão, em função do “crescimento vertiginoso dos casos do novo coronavírus na capital”. A Paraíba conta, neste momento, com 1.169 casos, conforme mapa da Organização Mundial de Saúde.
Conforme os números mais recentes, João Pessoa é responsável por 711 dos 1.219 casos do vírus registrados na Paraíba até ontem (domingo). Cartaxo ressaltou a dificuldade para o sistema de saúde da capital absorver os novos casos da doença. A lotação nas Unidades de Terapia Intensiva já chega a mais de 92%. A marca deve ser melhorada com o aumento do número de leitos.
O fechamento dos locais públicos deverá ser implementado para forçar as pessoas a ficarem em casa. O grau de isolamento em João Pessoa é inferior a 50%, um volume considerado crítico. A situação tem feito com que os prefeitos da Região Metropolitana discutam a realização de lockdown, que é uma postura mais rígida para impedir que as pessoas saiam às ruas sem que tenham uma boa justificativa para isso.
O governador João Azevêdo (Cidadania) disse em entrevista à CBN nesta segunda-feira (4) que vai avaliar documento que será elaborado pelos municípios da Região Metropolitana de João Pessoa disciplinar um lockdown. O gestor diz que apresentará o documento ao Ministério Público, para que se discuta um rito para a implementação das medidas restritivas nas cidades da Região Metropolitana.
Ele lembrou que a orla da capital tem ficado lotada. “As pessoas, uma parte delas, estão confundindo isolamento social com férias”, criticou o governador.