SEGUE A CALVÁRIO – STJ nega volta de Coriolano à prisão agora por causa do coronavírus mas mantém uso da tornozeleira
O Superior Tribunal de Justiça decidiu (nessa terça, dia 5) manter Coriolano (irmão de Ricardo) Coutinho com a tornozeleira, ao negar pedido do Ministério Público Federal para que retornasse à prisão. A ministra-relatora Laurita Vaz foi acompanhada em seu voto pelos demais integrantes da 6ª Turma, sob a alegação que, por uma questão humanitária, não seria adequado a volta à prisão em meio à crise do coronavírus.
Como se sabe, a Procuradoria-Geral da República havia impetrado um agravo regimental (em 9 de março), pelo retorno de Coriolano à prisão, considerando agravantes como seu grau de periculosidade, apontado por vários delatores no âmbito da Operação Calvário, além de sua suposta influência em policias da Paraíba, conforme ainda os autos.
Elementos que, segundo o MPF, seriam suficientes para justificar seu encarceramento e evitar constrangimentos a testemunhas. Mesmo assim, o STJ decidiu manter o irmão do ex-governador solto. Pode-se dizer, meu caro Paiakan, que Coriolano Coutinho, um dos cabeças da organização criminosa desbaratada pela Operação Calvário, foi salvo pela Covid19.