EM TEMPO DE PANDEMIA João Pessoa lidera ranking nacional de transparência na aplicação dos recursos públicos
Nesses tempos sombrios de pandemia, raras são as boas notícias. Por isso, impossível não destacar a informação de que a prefeitura de João Pessoa foi apontada, dentre as 27 capitais do País, como a mais transparente na divulgação dos contratos emergenciais feitos durante a crise do coronavírus. Ou seja, na forma como vem aplicando os recursos públicos.
O ranking inédito realizado pela ONG Transparência Internacional. João Pessoa obteve nota 88,61, seguida de Goiânia com 83,54, as duas únicas capitais com avaliação classificada como ótima. Os dados revelam que João Pessoa é a que melhor divulga informações que contribuem para a fiscalização da boa aplicação dos recursos públicos.
“Fazer o certo, acertar no tempo, na forma, para que os bons resultados cheguem. João Pessoa acaba de ser apontada pela Transparência Internacional como a capital mais transparente do País na crise do Coronavírus. Respeito à vida, às pessoas e à cidade para vencermos juntos a Covid19″, pontuou o prefeito Luciano Cartaxo, ao ser informado do ranking.
O resultado indica que João Pessoa é a capital que melhor está cumprindo as exigências da Lei Federal nº 13.979/2020, que regulamentou as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do Coronavírus. Essa legislação exige transparência nas contratações emergenciais. A média das notas obtidas pelas 27 capitais foi de 45 pontos, com colocações de ótimo, bom, regular e ruim.
A cidade de Belém (PA) ficou na última posição, com nota 18,99, considerada a única avaliada como péssima. No ranking, 14 capitais tiveram desempenho considerado bom ou regular, com notas variando entre 65,82 e 40,51 e outras 9 foram classificadas como ruim, com notas entre 39,24 e 21,52.