As advertências de Estelizabel (e RC) a Cássio
As declarações da candidata Estelizabel Bezerra, que estão expostas em vários portais, parecem o sintoma da primeira crise grave entre o governador Ricardo Coutinho e o senador Cássio Cunha Lima. Estelizabel lamentou a participação de Cássio no guia do candidato Cícero Lucena, advertindo que isto poderá trazer consequências pra a aliança entre RC e o Cássio.
Em entrevista à TV Master, a candidata do PSB pontuou, quando indagada sobre o assunto: “Eu acho isso uma lástima. Mas, ele é um homem experiente na política e sabe o que está fazendo. E acho que ele sabe das consequências, sabe que isso terá desdobramentos e não é bom para a aliança que firmamos.” Para bom entendedor está clara uma ameaça velada.
Porém, suas palavras revelam mais. Mostram por que o senador Cássio tem se mostrado tão reticente em participar da campanha de Cícero nas ruas. Limitou-se a uma mera participação institucional em seu guia. Agora se sabe: há de fato um motivo. Estelizabel deixou transparecer: Cássio não faz campanha para Cícero, para não comprometer a aliança com o PSB. Ou, no popular, para não desagradar RC.
E estava realmente muito estranho. Cássio participa ativamente da campanha de Romero Rodrigues. Tem sido visto regularmente nas ruas de Campina Grande pedindo votos para o candidato tucano. Cássio esteve em Bayeux, em Santa Rita, onde subiu no palanque dos seus aliados. Veio até mesmo a João Pessoa, onde foi a evento do candidato a vereador Nilton Panta, mas não faz campanha com Cícero.
Tinha que ter uma explicação. Agora, está explicado por que o senador Cássio, sempre tão altivo, engoliu em seco a desfeita na antessala do ministro Fernando Bezerra (Integração), em Brasília. E também por que recuou tão rapidinho, quando RC reagiu com dureza à sua tuitada se queixando da paternidade de obras do Governo como o Centro de Convenções. Quem conhece o senador, sabe que foi estranho.
De qualquer forma, foi preciso a candidata Estelizabel fazer a advertência para tornar o assunto mais cristalino aos olhos do paraibano. Donde se depreende que as vinculações entre Ricardo Coutinho e Cássio são maiores do se cogitava. Afinal, Cássio não indicou oito secretários de Estado a toa. Afora, pelo que se diz, ligações comerciais importantes de familiares com o Estado.
Resta saber como o senador irá reagir às revelações de Estelizabel e, em última instância, ao recado de RC através de sua candidata. Especialmente depois de gravado a seguinte fala para o guia do candidato Cícero: “Por sua experiência e dedicação à cidade e às pessoas, merece ser prefeito de João Pessoa e a Capital merece um prefeito preparado como Cícero.” Justo o adjetivo tão usado RC para qualificar Estelizabel, quando tem tido que ela é “a mais preparada”.