PRESO NA CALVÁRIO Soltura de Coriolano é citada pela Folha como exemplo da “eficiência” de advogados filhos do ministro Noronha no STJ
Coriolano Coutinho foi citado pala Folha de São Paulo, como um exemplo da “eficiência” de advogados filhos do ministro José Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça, atuando em ações penais na corte de Brasília. Segundo a reportagem, Anna Carolina e Otávio Noronha, dentre outros feitos, conseguiram a soltura do irmão de Ricardo Coutinho, após sua prisão no âmbito da Operação Calvário.
Diz a reportagem: “Neste ano, a advogada Anna Carolina Noronha assinou, por exemplo, o habeas corpus que garantiu a soltura de Coriolano Coutinho, irmão do ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB), preso pela PF no início deste ano. Os pedidos de habeas corpus, e também recursos em habeas corpus, têm sido o forte do trabalho deles de agosto de 2018 para cá.”
A reportagem traz o título “Com pai na presidência do STJ, filhos de Noronha intensificam advocacia penal na corte” (Mais em https://bit.ly/3h9iYQW), para mostrar que, após Noronha assumir o posto, seus filhos, que atuavam mais na área cível e pública, passaram a agir mais na área criminal. E os dois filhos de Noronha foram contratados por Coriolano, que, pelo visto, acertou na escolha. Tanto que foi solto. Coriolano é tratado na reportagem como um dos “clientes robustos” da dupla.
Constrangimento – Diz ainda a reportagem: “Nos bastidores do STJ, no entanto, ministros relatam constrangimento em decidir sobre ações em que figuram como advogados nomes dos filhos do presidente… Levantamento da Folha identificou que, desde agosto de 2018, mês da posse de Noronha como presidente do STJ, 65% das ações protocoladas na corte que têm como advogados Anna Carolina e Otávio tratam de matéria penal… Antes, representavam apenas 10% da demanda da dupla.”
Honorários – O assunto causa constrangimentos na área. Ninguém gosta de falar publicamento em valores, mas, em Brasília, sabe-se que os honorários cobrados pelos advogados Anna Carolina e Otávio Noronha “não são exatamente os mais baixos da praça”. Se assim for, então Coriolano Coutinho deve ter uma boa poupança para contratar a dupla.