LOGO APÓS A CALVÁRIO Investigação aponta que Ricardo Coutinho teria tentado ocultar bens passando apartamento para filho
As investigações do Gaeco, junto ao patrimônio do ex Ricardo Coutinho, indicam que ele teria tentado ocultar bens, logo após a decretação da Operação Calvário, em 14 de dezembro 2018. Segundo relatório do Ministério Público, em 5 de janeiro de 2019, ou seja, menos de 20 dias depois, o ex-governador passou um de seus imóveis, um apartamento em Cabo Branco, para seu filho Ricardo Cerqueira Leite Vieira Coutinho (Rico Coutinho).
Além do mais, e ainda segundo as investigações, o Sítio Angicos, que não consta na relação de seus bens, seria na verdade de sua propriedade. Conforme dados levantados pela força-tarefa, além conta de energia da fazenda estar em seu nome, foi possível encontrar documentos, indicando a entrega de mercadorias em seu nome, no mesmo sítio, comprovando a sua propriedade no imóvel.
Do despachou do desembargador Ricardo Vital, o ex Ricardo Coutinho é apontado como o chefe da organização criminosa, para desviar recursos públicos e manter em funcionamento o esquema para enriquecimento ilícito e financiamento de campanhas eleitorais. Era também o “responsável direto” por todas as tomadas de decisão do esquema criminosa montado na Paraíba, desde que assumiu o governo, em janeiro de 2011.
Pra entender – O desembargador Ricardo Vital, relator dos feitos da Operação Calvário, determinou o sequestro de R$ 134,2 milhões nas contas do ex Ricardo Coutinho e demais envolvidos na organização criminosa que foi desbaratada pelo Gaeco. Este é o valor que foi apurado pela força-tarefa relativo ao desvio de recursos da Saúde, especialmente através de organizações sociais, como a Cruz Vermelha gaúcha e o Ipcep.
Com a decisão, ficam automaticamente bloqueados os ativos financeiros dos réus até o valor de R$ 134,2 milhões. E, de acordo com a decisão, caso o valor dos ativos não seja suficiente para atingir o montante, ficam bloqueados os veículos e imóveis que estejam em nome dos réus até que o valor mínimo seja atingido.