ELEIÇÃO NA UFPB Denúncia de fraude leva comissão organizadora abrir processo de investigação
Problemas na eleição para reitoria da Universidade Federal da Paraíba. A comissão organizadora da consulta online decidiu investigar denúncia (anônima) de fraude no processo de votação. A denúncia foi recebida na última sexta (dia 28), e está sendo investigada pela STI (Superintendência de Tecnologia da Informação) da UFPB, responsável pela publicação das listas dos habilitados para votar.
Segundo a denúncia, haveria na lista de votantes pessoas, supostamente, não aptas a votar, do Colégio Agrícola Vital de Negreiros, do campus de Bananeiras. Segundo Ângelo Melo, da comissão organizadora, “estamos vendo se aconteceu uma falha no sistema e nossa função é justamente apurar para deixar a consulta o mais transparente possível, dentro dos prazos”.
Ângelo esclarece, no entanto, que a consulta online realizada pela comunidade na última quinta-feira não foi suspensa, pois “todo o processo ainda está dentro do prazo previsto”, e a homologação dos resultados deverá sair na próxima quinta (dia 3). Neste intervalo, foi solicitado à STI celeridade e urgência na avaliação das listas, para que haja uma resposta, o mais rapidamente possível, sobre a denúncia
Conforme a comissão organizadora, se a STI detectar fraude, um relatório será encaminhado ao Consumi (Conselho Universitário), para deliberar os próximos passados. Mas, caso não tenha ocorrido fraude, o relatório da consulta, contendo resultado, boletins e também a denúncia, informando que nada foi encontrado, será entregue ao Consumi para encaminhamento da lista tríplice à Presidência da República.
Eleição – Na eleição da semana passada, a chapa 2 das professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega (vice) venceu a disputa pela reitoria da Universidade Federal da Paraíba, com 964,518 votos (48,44%). A chapa 1, dos professores Isac Almeida de Medeiros e Regina Celi Mendes Pereira obteve 920,013 (46,21%), e a chapa 3, Valdiney Veloso Gouveia e Liana Filgueira Albuquerque, ficou 106,496 votos (5,35%).