SAI PABLO, ENTRA ÍTALO PSol troca candidato com a campanha em andamento
O advogado Pablo Honorato surpreendeu a militância do PSol ao anunciar, em nota, a retirada de sua candidatura a prefeito de João Pessoa. Poucas horas depois, o partido se reuniu para definir Ítalo Guedes como seu substituto, tendo Márcio Roberto como vice. Segundo nota da legenda, serão mantidas as “vinte e três candidatos e candidatas a vereador e vereadora possa representar os interesses do povo da nossa capital”.
Diz ainda a nota: “A difícil conjuntura do nosso país demanda um partido como o PSOL, socialista, sem envolvimento em escândalos de corrupção, que representa a diversidade social e que tem sido firme em suas posições na oposição ao desgoverno Federal e as gestões Estadual e Municipal, pois Bolsonaro, João Azevedo e Luciano Cartaxo não representam os reais interesses das classes populares.”
Ítalo – Italo de Oliveira Guedes (28 anos) nasceu em João Pessoa, 28 anos, psicólogo formado pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Psicologia Social e doutorando em psicologia, membro do Diretório Municipal do PSOL e militante da Juventude, Segurança Pública e Direitos Humanos, “vem atuando política e profissionalmente na luta pela garantia de direitos de adolescentes e jovens em situação de maior vulnerabilidade”, diz nota do PSol.
Pablo – Ao oficializar sua desistência, Pablo divulgou uma nota, em que alegou não se ver “c0mo candidato a um cargo político… me faltam ambições que sobram nos políticos”.
CONFIRA ÍNTEGRA DE SUA NOTA…
Comunico a todos os que até aqui manifestaram com muito carinho o seu apoio que, apesar disso, estou retirando meu nome da disputa eleitoral.
De fato, não me vejo candidato a um cargo político. Acho que não é uma tarefa fácil e me faltam as ambições que sobram nos políticos, que veem nisso razões para colocar dinheiro no bolso.
Eu sou apenas um homem que não tem o sonho de ser prefeito. Muito pelo contrário. Sou alguém que prefere apenas ficar em casa, com sua família. Minha história foi construída com a educação, assim virei advogado, assim fui aprovado em concurso, assim não precisei de apadrinhamentos, assim não precisei e continuo não precisando me vender.
Não sei mentir, sempre falei o que penso. Mas não consigo lidar bem com relações onde a corrupção e o descaso com os pobres se faz presente. Talvez isso pareça uma virtude, mas a verdade é que dentro desse sistema apodrecido, me falta a maleabilidade necessária pra construir consensos, porque sobra repulsa.
A política é um espaço de confronto de ideias, práticas, e valores, logo não existe possibilidade de fazer política sem enfrentar críticas e acusações, sejam elas falsas, verdadeiras, honestas ou desonestas. A política é um espaço de luta entre adversários e confraternização entre companheiros da mesma causa.
Para se fazer a boa política é necessário ter a coragem de lutar abertamente, muitas vezes em condições de extrema inferioridade em termos materiais. Essa posição firme do nosso partido tem sido fundamental também na defesa da vida em meio a crise política e sanitária que vivemos.
Em meio as muitas tarefas do PSOL na luta política e eleitoral, agradecemos ao importante papel que cumpriu o companheiro Pablo Honorato no período que esteve como candidato a Prefeito pelo PSOL, sabemos das dificuldades e pressões que envolvem uma disputa como essa, especialmente em tempos de pandemia e de enfrentamento a corrupta e violenta ultradireita.
Respeitamos a posição pessoal do companheiro Pablo Honorato em pedir retirada do seu nome do processo eleitoral e entendemos que o PSOL deve seguir com candidatura própria em João Pessoa para enfrentar as demandas da conjuntura e seguir sendo uma alternativa coerente e de luta para os trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade.
Com alegria apresentamos o companheiro Italo Guedes como candidato a prefeito pelo PSOL, para ao lado de Márcio Roberto, que segue como nosso vice-prefeito, e de vinte e três candidatos e candidatas a vereador e vereadora possa representar os interesses do povo da nossa capital, não das poucas famílias e partidos que se acham donos da política.
A candidatura do PSOL pertence às classes populares e ao projeto de mudança geral da sociedade, ainda que estejamos em fase de construção desse novo projeto tão necessário ao nosso país, ao nosso estado e ao nosso município.