TEM ATO PÚBLICO NESTA 5ª – Bolsonaro rompe tradição e nomeia Valdiney, 3º colocado na disputa pela reitoria da UFPB
O presidente Bolsonaro rompe tradição e nomeia o 3º colocado na eleição realizada pela comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba. O professor Valdiney Veloso Gouveia será novo reitor, a partir de 11 de novembro, conforme publicação em Diário Oficial da União (edição de 4 de novembro), em decreto assinado pelo presidente e pelo ministro Milton Ribeiro. O mandato é de 4 anos.
Valdiney (e a vice-reitora Liana Filgueira Albuquerque), que integrou a lista tríplice, ao obter 106,496 votos (5,35%), na consulta realizada pela comunidade de professores e técnicos administrativos. A lista tinha Terezinha Domiciano (Mônica Nóbrega), em 1º lugar com 964,518 votos (48,44%), além de Isac Almeida de Medeiros (Regina Celi Mendes Pereira), com 920,013 (46,21%).
Formado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e Direito (Unipê), com mestrado e doutorado em Psicologia Social, Valdiney Veloso leciona no mesmo curso de formação, na UFPB.
Precedente – Bolsonaro já nomeou outros reitores menos votados nas seguintes universidades: UFRB (Recôncavo Baiano), UFVJM (Vale do Jequitinhonha), UFTM (Triângulo Mineiro), UFFS (Fronteira Sul) e UFES (Espírito Santo). Mas, o caso está judicializado no Supremo Tribunal Federal, com voto do ministro Edson Fachin, obrigando o presidente a nomear o mais votado. A votação não foi concluída.
Reação – Nesta quinta (dia 5), entidades, como Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB, manifestaram repúdio contra a nomeação do novo reitor, rompendo a tradição de se empossar o mais votado, e convocaram ato público, às 16, em frente à reitoria da universidade.
CONFIRA ÍNTEGRA DA NOTA…
O Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB, composto por diversas entidades e coletivos de todas as categorias da comunidade acadêmica da nossa universidade, repudia a nomeação de Valdiney Veloso para reitor da UFPB.
Não vamos aceitar esta intervenção, pois não foi esta a nossa escolha. A comunidade acadêmica da UFPB escolheu a Chapa 2 nas eleições, elegendo a Professora Terezinha Martins tanto na consulta eleitoral como nos Conselhos Superiores. O professor Valdiney contou com 5% de votos na consulta e no colégio dos Conselhos Superiores não teve um único voto. A nomeação é flagrantemente ilegítima, desrespeitando a autonomia universitária e faz parte do contínuo projeto de destruição do ensino público.
Por isso convocamos todas as pessoas que estudam, trabalham e convivem na UFPB a defender a nossa instituição e a democracia. Faremos um ato hoje, 05/11/2010, às 16h, em frente à Reitoria, respeitando as medidas sanitárias com o uso obrigatório de máscaras, álcool e com distanciamento em função da pandemia.
Reitora eleita é reitora empossada!
Fora Valdiney!
Não vamos aceitar intervenção na reitoria da UFPB!