PARA COMBATER VIOLÊNCIA Entidades voltam a cobrar concurso para policiais militares e civis: “Há uma defasagem de sete mil”
Entidades da Polícia Militar e Polícia Civil voltam a cobrar concurso público para diminuir a enorme defasagem nos quadros da Segurança Pública na Paraíba. Para se ter ideia, a PM tem um efetivo de apenas 8.935 policiais, “quando o efetivo deveria ser pelo menos 17 mil”, de conformidade com a legislação estadual vigente.
De acordo com recomendações de organismos ligados à Segurança Pública, a “Paraíba deveria ter, neste momento, pelo menos mais sete mil policiais, entre militares e civis”. Atualmente, o Estado dispõe de um contingente de aproximadamente 10 mil policiais, sem contar os que estão à disposição de outros órgãos e não estão relacionados diretamente ao combate à violência.
Segundo ainda a nota, “ex-governador Ricardo Coutinho realizou em oito anos apenas dois concursos para Polícia Militar e Bombeiro Militar, oferecendo 600 vagas e outro, oferecendo 1.000 vagas, todos esses concursos realizados em anos de eleição (2014 e 2018)”. Ainda conforme as entidades, o governador João Azevedo se comprometeu em realizar novos concursos: “Até agora, não fez.”