PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA Azevedo lança plano que prevê ponte Cabedelo-Lucena, Arco Metropolitano e concessão de estádios e ceasas
A Paraíba poderá ganhar obras como a ponte Cabedelo-Lucena, Arco Metropolitano e um novo Porto de Cabedelo. Pelo menos no papel. O Conselho Gestor de Parceria Público-Privada acabou de aprovar um plano estadual de PPP (Parceria Público-Privada), prevendo a concessão dessas obras para o caso de empresas se interessarem em realizar as obras e explorarem sua utilização pelos cidadãos.
Além dessas obras, o plano aprovado também prevê empreendimentos em saneamento, centrais de abastecimento, geração de energia fotovoltaica, infraestrutura portuária, concessões de unidades de conservação ambiental, turismo, mobilidade urbana, entre outros. Está no Diário Oficial desta quinta (dia 14).
Obras – A ponte, a ser construída sobre o rio Paraíba, teria dois quilômetros, unindo Cabedelo a Lucena, para facilitar o trânsito entre as duas cidades que, atualmente, é feito, ou por ferry-boat, ou pela BR-101. O Arco Metropolitano seria uma rodovia para contornar trechos urbanos da BR-101 e BR-230, na área metropolitana de João Pessoa.
A modernização do Porto de Cabedelo compreende oferecer concessões à iniciativa privada para realização de obras de dragagem, aprofundamento do canal de acesso, ampliação da bacia de evolução, construção e exploração de pátio regulador de caminhões e do terminal portuário de passageiros. O objetivo é viabilizar a operação com navios de grande porte, impedidos de atracar no porto, atualmente, por conta do baixo calado.
Concessões – Dentre as concessões previstas estão o estádio Almeidão, ginásio Ronaldão e estádio Amigão. Também o Centro de Convenções de João Pessoa e as Ceasas (Centrais de Abastecimento). O projeto compreende obras de ampliação, reforma, e modernização da infraestrutura e o aumento da oferta de serviços por esses equipamentos públicos.
TRECHO DO DOCUMENTO…