AÇÃO HUMANITÁRIA Hospital Universitário recebe 15 pacientes de Manaus com Covid
Os 15 pacientes de Manaus transferidos para tratamento da covid-19 no Hospital Universitário Lauro Wanderley desembarcaram no aeroporto Castro Pinto por volta das 23h deste domingo (dia 17). A ação humanitária faz parte de uma parceria entre a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), estatal que administra 40 hospitais universitários federais, e o Ministério da Saúde.
Os pacientes chegaram em um avião da Força Aérea Brasileira e foram transportados para o Lauro Wanderley em ambulâncias disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Os 15 pacientes, dos quais 12 são homens e três mulheres, foram submetidos à coleta swab, para RT-PCR, e também a exames de sangue, para identificar o estado geral de saúde. Após a internação no HULW, a bagagem dos pacientes passou por um processo de higienização.
Segundo Marcelo Tissiani, superintendente do HULW,os pacientes oriundos do Amazonas vão ficar internados na enfermaria da Ala Covid-19. A prefeitura de João Pessoa também colocou 10 leitos de UTI à disposição do HULW como retaguarda, na eventualidade de alguma intercorrência.
O acompanhamento dos pacientes será realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, além de apoio psicológico. “Tudo para que possamos oferecer a melhor assistência e obter o melhor resultado para que nossos irmãos da região amazônica possam retornar ao seu lar”, disse o superintendente.
Pelo menos 60 profissionais da área assistencial foram recrutados para atuar na linha de frente no tratamento dos amazonenses. Os ambientes foram montados com leitos elétricos além de todo o aparelhamento necessário para o tratamento de pessoas com a Sars-Cov-2, como ventiladores mecânicos, oxímetros, bombas de infusão e materiais para ventilação não invasiva.
Rede – Conforme informações do Ministério da Saúde, as transferências ocorreram por via aérea e estão garantidos de imediato 149 leitos: 40 em São Luís (MA), 30 em Teresina (PI), 15 em João Pessoa, 10 em Natal (RN), 20 em Goiânia (GO), quatro em Fortaleza (CE), 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal.
Paraíba – Dados da Secretaria de Saúde da Paraíba apontam que o Estado tem 801 leitos ativos (entre UTI e enfermaria). Atualmente, os leitos para covid-19 estão 44% ocupados. O sistema informa que há 153 leitos de UTIs ocupados e outros 152 disponíveis. O município com maior número de leitos é João Pessoa, com 139 leitos de enfermaria e 59 leitos de UTI.