SURPRESA NA CALVÁRIO Ministro do STJ manda Nominando reassumir cargo no Tribunal de Contas
Surpresa na Calvário. O Superior Tribunal de Justiça acaba de autorizar o retorno do conselheiro Nominando Diniz ao Tribunal de Contas do Estado. A decisão foi do ministro Jorge Mussi (foto abaixo), vice-presidente do STJ, que encaminhou ofício ao TCE, instruindo para o retorno de Nominando já na próxima segunda (dia 25). A informação foi dada pelo própria Corte de Contas. O processo tramita em segredo de Justiça.
Operação Calvário – Nominando, como se sabe, foi afastado de suas funções no TCE, como desdobramento da Operação Calvário 7 (Juízo Final), junto com Arthur Cunha Lima. Nominando tentou retornar ao posto em pelo menos três ocasiões, mas sem êxito. Foi barrado pelo ministro Francisco Falcão, relator da Calvário no âmbito do STJ, e seu afastamento foi seguidamente estendido.
De acordo com as investigações, Nominando e Arhur foram afastados por, supostamente, terem facilitado a aprovação das contas da Cruz Vermelha gaúcha, em troca do recebimento de pagamentos indevidos. A organização social, que terceirizou a gestão do hospital de Trauma, como se sabe, foi o epicentro da esquema criminoso, encabeçado pelo ex-governador Ricardo Coutinho, e que foi desbaratado pelo Gaeco.
Além do afastamento de Nominando Diniz e Artur Cunha Lima, outro conselheiro também foi alvo das investigações: André Carlo Pontes Torres.