NÃO TEM VOLTA Presidente do PT descarta retorno de Ricardo Coutinho ao partido: “Sem a menor possibilidade”
É verdade que Ricardo Coutinho nunca aventou, pelo menos publicamente, que poderia deixar o PSB e retornar ao PT. Mas, especulações neste sentido percorreram especialmente nas redes sociais, sem que o ex-governador tenha feito uma negativa peremptória.
Primeiro, durante a última campanha municipal, em que foi fragorosamente derrotado nas urnas, especulou-se que ele poderia ir para o PT, depois que Lula e a direção nacional defenderam abertamente sua candidatura, inclusive rifando o candidato petista Anísio Maia. O retorno ao seu antigo partido seria a partir de um convite de Lula.
Depois, mais recentemente, quando o deputado Gervásio Filho assumiu rompimento, após sinalizar adesão ao governador João Azevedo. Como deputado federal, Gervásio passou a ser, após a saída do senador Veneziano Vital do Rego, a maior liderança do partido, inclusive com voto no Congresso. O que tem peso para a direção nacional.
Então, entre Ricardo Coutinho e Gervásio, é improvável que o presidente Carlos Siqueira prefira ao ex-governador. De qualquer forma, se o ex-governador tem ficando em silêncio, quanto às especulações, o presidente estadual do PT, Jackson Macedo decidiu falar.
Em entrevista ao jornalista Anderson Soares, Macedo tratou as especulações como fake. “Não tem a menor possibilidade de acontecer (filiação ao PT). Ricardo (Coutinho) está inelegível e não há necessidade dele se filiar a nenhum partido. Isso é fake.” Situação difícil.
Quem também estranhou as especulações foi a vereadora Sandra Marrocos: “Em relação a chegada dele se eu quisesse continuar militando com Ricardo eu teria ficado no PSB.”
Ricardo Coutinho era filiado ao PT e, após um duro embate com Luiz Couto, Avenzoar Arruda e outras lideranças do partido, na década de 1990, ele foi obrigado a deixar a legenda, após ameaça de expulsão.
Com PBAgora.com