FOGO NO PAIOL DA CALVÁRIO Oficiais começam questionar medalha Elísio Sobreira dada a Ricardo Coutinho e outros integrantes de Orcrim
A medalha Coronal Elísio Sobreira, patrono da Polícia Militar, é a mais alta distinção conferida a uma autoridade de conduta ilibada e destacado pelos seus feitos pela corporação. Em 19 de agosto de 2011, a PM conferiu a medalha ao então governador Ricardo Coutinho.
Na sequência, também foram homenageados com a prestimosa comenda ex-secretários como Gilberto Carneiro, Waldson de Sousa e Livânia Farias. Também à ex-prefeita Márcia Lucena e à deputada Estela Bezerra, afora, é claro, outras autoridades.
O detalhe é que todos esses nomes foram apontados pelo Gaeco como integrantes de uma suposta organização criminosa desbaratada no âmbito da Operação Calvário, e que teria movimentado mais de R$ 134 milhões apenas em propinas na área de Saúde.
Agora, após as várias fases da Calvário, com decretação de prisões, além da imposição do uso de tornozeleiras, afora outras medidas cautelares, setores da PM começam a questionar se as medalhas devem ser mantidas ou, eventualmente, canceladas.
História – A medalha foi criada para ser entregue no dia do patrono da Polícia Militar da Paraíba, reconhecendo a dedicação e os feitos heroicos do Cel. Elísio Augusto de Araújo Sobreira, durante sua passagem pela corporação.
A data que presta homenagem ao patrono da Polícia Militar foi instituída pelo Decreto no.15.489 de 09 de Agosto de 1993. Registra a história que no dia 03 de fevereiro de 1832 foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Paraíba.
Já em 1834, com o advento de uma emenda à Constituição do Império, as províncias ganharam autonomia, sendo criado o Poder Legislativo provincial. Na primeira reunião da Assembleia Legislativa, em 02 de junho de 1835, o Coronel PM Elísio Sobreira, através da Lei nº 09, altera o nome para “Força Policial”. Em 1892 passou a denominar-se de Corpo Policial.
Ao longo dos seus 170 anos de existência, a Polícia Militar da Paraíba participou de momentos históricos importantes na Paraíba e no Brasil. Em 1912 o então alferes Elísio Sobreira enfrentou grupos armados na região do Cariri paraibano. Em 1926 o tenente coronel Elísio Sobreira dirigiu pessoalmente a luta no combate à Coluna Prestes no sertão paraibano.
RICARDO COUTINHO FOI UMDOS “MEDALHISTAS”
ATOS COM A CONCESSÃO DAS MEDALHAS…