PENSAMENTO PLURAL A patrulha ideológica, por Rui Leitão
Tornou-se prática nos anos recentes, e muito mais após as eleições presidenciais no Brasil, o exercício do patrulhamento ideológico. Mas o que vem a ser isso? É a censura ao pensamento individual, ameaça à liberdade de expressão. Tenho sido vítima desses patrulheiros ultimamente, porque não consigo deixar de emitir opiniões baseadas nas minhas convicções, sem medo de contrariar amigos e parentes. E vem se expressando com um alto grau de belicosidade. Como se já estivéssemos numa guerra civil.
Estamos sendo conduzidos pela insanidade política. Percebe-se que a mídia exerce papel importante no encorajamento dessa delinquência social. Aliás esse termo “patrulhamento ideológico” foi cunhado na época da ditadura militar pelo cineasta Cacá Diegues em 1978. Então tem tudo a ver com os tempos tenebrosos do regime de força a que fomos submetidos em meados do século passado. A intolerância virou regra. A patrulha anda extrapolando, porque se imagina voltando a 1964.
Alguém me perguntou um dia desses: você suportaria uma sessão de tortura em razão da defesa do seu ideário político e ideológico? Confesso que nunca pensei nisso, até porque não acredito que haja clima para voltarmos aos anos sessenta. Acho que ficaremos nesse patrulhamento ideológico, recheado de ameaças e de intimidações, mas sem a efetivação da tirania cruel e sanguinária de outrora. Mas, minha consciência crítica e razão política não me inibem de manifestar o que trago na cabeça como o sonho de um futuro melhor para o nosso país. Podem me recriminar os que discordam. Me manterei resistente aos que contrariam o bem comum, a justiça social, a igualdade de tratamento entre os diferentes.
Aí sou apelidado de “esquerdopata”, “comunista”, “petralha”. “lulista”. Saibam que isso me soa como elogios, nunca como agressões. Eu não abro mão dos meus convencimentos. Essa patrulha ideológica, vestida de verde e amarelo não me intimida. Se apropriaram das cores nacionais.
Segundo o humorista Helio de la Peña, “a patrulha ideológica sempre acaba punindo os sensatos”.
Os textos publicados nesta seção “Pensamento Plural” são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Blog.