Coligações denunciam uso da máquina em carteirada do governador
A carteirada do governador Ricardo Coutinho já chegou à Justiça Eleitoral. Nem bem encerrou a terça-feira (dia 2), representantes das três coligações encabeçadas pelos candidatos Zé Maranhão (PMDB), Cícero Lucena (PSDB) e Luciano Cartaxo (PT) impetraram ação, denunciando o caráter eleitoreiro da distribuição de carteiras de motoristas pelo Governo do Estado em pleno período eleitoral.
Segundo o juiz Eduardo José de Carvalho (76ª Zona Eleitoral), entre as acusações, está a de que os alunos teriam assistido apenas meia hora de aula para receber o documento, quando seriam necessários pelo menos 15 dias de aulas. Segundo os advogados, a ação do governador tem como objetivo claro tentar beneficiar a sua candidata Estelizabel Bezerra, do PSB, seu partido.
O juiz não quis dar maiores esclarecimentos sobre o projeto, diante de impedimentos legais: “Infelizmente me privo de fazer considerações a este respeito.” As carteiras foram emitidas por meio do Programa Habilitação Sociais, em solenidade realizada, na última segunda-feira (dia 1), no Palácio da Redenção, em solenidade comandada pelo próprio governador Ricardo Coutinho.