RC fecha escola pública, terceiriza habilitação-relâmpago e dá carteirada
É notável a capacidade que o nosso ínclito, preclaro e insigne governador tem para mistificar suas ações. Esse caso da carteirada nos motoristas eleitores é emblemático. Logo que assumiu o Governo, uma de suas primeiras ações foi implodir a Escola Pública de Trânsito (Eptran), criada no governo anterior, que oferecia curso gratuito para pessoas carentes poderem tirar a carteira de motorista.
E o que fez, então, o governador com a tal Habilitação Social? Em vez de usar uma estrutura pública, sem custo para o Estado, ele terceirizou o serviço para autoescolas privadas. Não é difícil entender essa disposição, considerando a sua fúria privatista, iniciada com o Hospital de Trauma, que passou para a Cruz Vermelha, pagando um valor muito maior do que era quando administrado pelo Estado.
Mas, em vez de usar a estrutura da Eptran, que foi criada pelo ex-superintendente do Detran, Coronel Francisco, o governador preferiu pagar para autoescolas privadas. Sabe-se lá a que custo. E pior, inaugurou um tempo de formação de motoristas em que os 15 dias (carga mínima de 30 horas) necessários para a formação foram encolhidos para apenas meia hora. Um prodígio digno de entrar no Guiness, livro dos recordes.
E, então a cereja do bolo: o governador acelera seus 40 anos em quatro exatamente na formação de condutores em pleno… período eleitoral. Na contramão, não apenas do seu discurso antigo, quando ainda era um político coerente como vereador e deputado, como na contramão da legislação.
O que diz a legislação
Se tivesse lido o que diz a legislação, veria que o curso teórico-técnico de formação de condutores exige:
a) direção defensiva – carga mínima de 8 horas aulas aula;
b) noções de primeiros socorros – carga horária mínima de 6 horas aula;
c) proteção de meio ambiente e cidadania – carga horária mínima de 4 horas aula;
d) legislação de trânsito – carga horária mínima de 10 horas aula;
e) noções sobre mecânica básica de veículos – carga horária mínima de 2 horas aula;