CUMPRIMENTO DE DECRETO Secretário adverte que “tolerância será zero” para quem descumprir orientações
O secretário Jean Nunes (Segurança) advertiu em nota à Imprensa, que a “a tolerância será zero para coibir abusos”. Euller referiu-se ao cumprimento das medidas restritivas, com toque de recolher, fechamento de igrejas e templos, além da redução do funcionamento de bares, restaurantes e shoppings. Faz parte da Operação Previna-se, que visa coibir a proliferação da Covid no Estado.
A Operação irá mobilizar efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Detran e de outros órgãos estaduais e municipais, e iniciou, na na noite dessa quarta (dia 24), no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, para orientar e fiscalizar a região da orla e região metropolitana da capital.
Segundo Jean Nunes,” no primeiro momento, queremos preservar vidas, orientar a população. Mas a tolerância será zero para coibir abusos. A gente precisa colaborar e essa é uma grande oportunidade de conscientizar a população, atender aquilo que está no decreto para que não seja preciso aplicar as reprimendas administrativas e criminais que estão previstas em lei.”
Efetivo – A Polícia Militar está empregando mais de 900 homens e mulheres e 357 viaturas, que devem atuar nas 144 cidades que apresentam bandeira amarela, laranja e vermelha. Só na grande João Pessoa serão 300 militares e 83 viaturas. Em Campina Grande, o efetivo será de 271 homens e mulheres e o uso de 112 viaturas. No Sertão, o efetivo utilizado na Operação Previna-se é de 400 policiais e 162 viaturas.
O comandante da instituição, coronel Euller Chaves, disse que a PMPB não descarta a detenção de quem não obedecer, principalmente, o toque de recolher: “Das 22h às 5h, nós realizaremos check points, barreiras, e patrulhas móveis. Aquelas pessoas que não justificarem o seu deslocamento nós recomendaremos o seu retorno para casa ou a condução à delegacia, caso não aceite a sugestão do policial.”
A Operação Lei Seca, realizada pelos agentes de trânsito, dará apoio aos bloqueios formados pela Polícia Militar, com o intuito de orientar a população a ficar em casa, em cumprimento ao decreto governamental.
A Polícia Civil reforçou os plantões em todo o Estado, mas orienta a população a utilizar os serviços da Delegacia Online, acessado pelo endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br , para evitar deslocamentos e aglomeração.
O delegado-geral, Isaías Gualberto, explicou o papel da Polícia Civil no cumprimento do decreto estadual: “Estamos preparados para receber as ocorrências e atuar, conforme a legislação e a população pode também utilizar o Disque Denúncia 197 para comunicar quem estiver infringindo o decreto e consequentemente a legislação penal.”