AVANÇO DA COVID – CRM alerta que ocupação de leitos da UTI já passa de 90% em João Pessoa
Censo realizado pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) aponta que a taxa de ocupação destas unidades de saúde continua acima dos 90%. Mesmo diante da constatação de que, nos últimos 15 dias, terem sido instalados 65 novos leitos de UTI adulto em hospitais públicos e privados referência para pacientes com covid-19, na região metropolitana de João Pessoa.
Apenas na rede pública da Grande João Pessoa, a taxa de ocupação das UTI adulto está em 91,6%, enquanto na rede privada, 96,4% destes leitos estão ocupados. Foram pesquisados 19 hospitais nas três macro regiões do Estado (Grande João Pessoa, Campina Grande e Sertão) e a ocupação dos leitos de UTI e Enfermaria.
A situação da Capital é a mais preocupante, já que possui atualmente 240 leitos de UTI adulto Covid instalados, sendo 224 ocupados e apenas 16 disponíveis. Em Campina Grande (tabela abaixo), conforme o censo do CRM-PB, a taxa geral de ocupação de leitos de UTI está abaixo da média do estado, com 59%. a cidade possui 146 leitos de UTI adulto Covid, sendo 86 ocupadas e 60 livres.
Sertão – O CRM analisou cinco unidades de saúde referência Covid no Sertão paraibano (tabela mais embaixo). Destas, quatro estão com ocupação dos leitos de UTI acima dos 90%: Hospital Regional de Patos com 92%, Hospital Regional de Cajazeiras com 92%, UPA de Cajazeiras com 100% e Hospital Regional de Pombal com 100%. Apenas o Hospital Regional de Piancó que estava com 38% de ocupação em seus leitos de UTI.
Em números absolutos, do total de 55 leitos de UTI disponíveis no Sertão do estado, 47 estavam ocupados, restando apenas oito para novas internações, sendo 2 em Patos, 1 em Cajazeiras e 5 em Piancó.