CASO DO KING AIR… Gervásio queria CPI: “Enquanto paraibanos morrem em hospitais, o (então) governador usa o dinheiro para comprar avião”
Da série “vale a pena ver de novo”. Mais um capítulo no caso do avião do Estado, que o ex-governador Ricardo Coutinho teria usado para fazer turismo, conforme denúncia, com pedido de CPI, protocolada pelo deputado Gervásio Filho, então líder da oposição na Assembleia.
A CPI, obviamente, não teve pista limpa para taxiar, mas ficou a denúncia do deputado que, algum tempo depois e de forma surpreendente, não apenas esqueceu o caso, como ainda aderiu à campanha de Ricardo Coutinho, na disputa pela reeleição em 2014.
Denúncia – “Enquanto paraibanos morrem na fila de espera de hospitais do Estado por falta de recursos, o (então) governador Ricardo Coutinho desvia dinheiro da saúde para a compra de mais um avião.” Na denúncia, Gervásio afirmava que o Ricardo Coutinho usou R$ 5 milhões dos recursos da Saúde para comprar a aeronave.
O então governador rebateu a denúncia, não apenas acusando Gervásio de mentir como ainda ironizando que ele deveria voltar a estudar “para não ficar dizendo bobagens”.
No entanto, o parlamentar voltou a carga, como réplica: “Tenho toda a documentação demonstrando que o governador desviou da Saúde para a compra da aeronave, e renuncio ao meu mandato se não conseguir provar o que denunciei.”
Segundo o governador, os recursos utilizados na compra do avião King Air, de fabricação americana, foram oriundos de um superávit registrado no Detran e estavam na conta 00 (zero, zero), que é a conta única do Estado, e não desviados da Saúde.
Gervásio insistiu: “O dinheiro para a compra foi, sim, desviado da Saúde. No empréstimo do BNDES II havia cerca de R$ 21 milhões destinados a importantes programas de saúde, e o dinheiro foi desviado desses recursos… mandou acrescentar o item 14 no empréstimo, exatamente com o objetivo de comprar o tal avião.”
(mais em http://bit.ly/3vt3T4t)