CISMA NO JUDICIÁRIO… Mal-estar e estranheza após premiação concedida a uma juíza pela deputada Estela, “ré da Calvário”
Estranheza e mal-estar. Foi a reação reinante em setores do Judiciário, após postagem no portal do Tribunal de Justiça, reportando a entrega do “Troféu Mulher Cidadã”.
A homenageada foi à coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça da Paraíba Graziela Queiroga, que também é juíza auxiliar da 1ª Vara Mista da Comarca de Cabedelo. (mais em https://bit.ly/3r3BVbW)
A reação de indignação não se deu precisamente em relação à juíza Graziela. Ela tem um trabalho elogiado pelos colegas. Muito mais por conta de quem partiu a iniciativa: a deputada Estela Bezerra.
O cisma se instalou, especialmente entre magistrados que trabalham no âmbito da Operação Calvário ou entre aqueles veem a operação como um dos instrumentos mais efetivos de combate à corrupção na Paraíba.
A deputada Estela, como se sabe, é ré no âmbito da Calvário, e chegou a ser presa na fase Juízo Final da operação. Na sequência, foi beneficiada com uma decisão da Assembleia, que votou em seu favor por sua soltura.
Há poucos dias, Estela conseguiu, junto ao Superior Tribunal de Justiça, o relaxamento de algumas medidas cautelares, como o recolhimento noturno e poder circular livremente em finais de semana e feriados. Mas, cumpre outras restrições, como uso de tornozeleira.
Reações – Foi intensa também a reação nas redes sociais. Numa das postagens, a advogada Laura Berquó foi uma das que criticaram a premiação nos termos em que foi feita.