Com quem irá ficar o PMDB de Maranhão?
O PMDB (leia-se Zé Maranhão) não anunciou ainda a sua decisão em relação ao segundo turno pela simples razão que ainda não se decidiu. O partido continua dividido entre três possibilidades: apoio a Cícero Lucena, apoio a Luciano Cartaxo ou simplesmente liberar a militância.
É visível que parte dos parlamentares do partido já optou pela parceria com o candidato do PT, e alguns até já se manifestaram publicamente. Mas, outros peemedebistas, inclusive com alguma influência sobre o candidato, apresentam uma tendência diferente, em favor do senador Cícero.
Diante desse impasse, passou a ganhar corpo a possibilidade de Maranhão liderar a militância do partido, alternativa que não se descarta para o anuncio que deve ocorrer depois do feriadão. Seria a forma de deixar os partidários de Cartaxo à vontade e não frustrar os simpatizantes de Cícero.
Mas, há outras variáveis em jogo. Uma delas é o desejo da direção nacional do PMDB manter uma boa relação com o PT. Outra é a biografia do PT, que não tem histórico de reciprocidade com seus aliados, especialmente o PMDB. Lembra o que ocorreu a Maranhão após a eleição de 2010.
Maranhão terá o final de semana para avaliar o custo-benefício de cada uma dessas alternativas. Mas, o certo é que o ex-candidato não abrirá mão de comandar o processo, especialmente depois que alguns líderes do partido fizeram opção, antes de uma decisão final do partido.