O significa o apoio do ricardista Edmilson a Cícero
O que terá levado o deputado Edmilson Soares, um dos mais leais parlamentares do governador Ricardo Coutinho, a anunciar apoio ao senador Cícero Lucena? Essa é a indagação que muitos têm feito, desde que ele formalizou adesão à candidatura do tucano. Não apenas ele, mas todo grupo de lideranças que segue orientação política em João Pessoa.
Edmilson já foi, num passado não muito remoto, aliado do tucano. Edmilson trocou recentemente do PSB do governador, pelo PEN de Ricardo Marcelo, que também sinaliza apoio a Cícero. Mas, a indagação é: Edmilson teria consultado o governador antes de tomar a decisão? Pessoas próximas do parlamentar revelam que RC foi cientificado. E não reclamou.
Sua relação com o governador é tão próxima, que Edmilson foi um dos mais atuantes coordenadores da campanha de Estelizabel Bezerra. Esteve na linha de frente da campanha, mesmo quando alguns aliados desembarcaram e seguiram na direção de outras candidaturas. É lícito supor, portanto, que Edmilson goza do prestígio do senhor govermador. E por que RC não reclamou de sua decisão?
Significa que o governador já não teria tanto ódio assim de Cícero? É bem possível. E esse é o ponto. Até onde a vista alcança, as mágoas do governador se concentram, hoje, contra o ex-prefeito Luciano Agra que, não apenas se rebelou contra seu comando, como ainda lhe impôs uma dura derrota nas urnas, através do candidato Luciano Cartaxo.
No jargão da política é comum se ouvir que o pior inimigo é sempre o último. E talvez isso se aplique muito bem ao sentimento que alimenta o governador. Contra Cícero, ele já impôs todos os sortilégios possíveis. Por que teria mais tanta raiva? Contra Agra tem sido diferente. O prefeito desdenha de sua autoridade e tem tripudiado da derrota de Estelizabel Bezerra.
Então, não chegará a constituir qualquer novidade se parte da militância ricardista passar a apoiar, silenciosamente, a candidatura de Cícero, que passou de antagonista a mártir no atual processo político do Estado.