A paraibafobia da presidente Dilma
O que será que a presidente Dilma tem contra a Paraíba? De todos os presidentes eleitos do Brasil, desde a redemocratização, Roussef foi a única que não se dignou a por seus pés no Estado. Não é pouco. Sarney, Collor, Itamar Franco, FHC e até Lula vieram várias vezes à Paraíba. Dilma, jamais.
E olha que já prometeu vir várias vezes, desde os tempos em que foi candidata. Só pra lembrar: Dilma esteve no Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, mais de uma vez, apenas para citar os três que fazem fronteiras com a Paraíba, cruzou nosso espaço aéreo, mas evitou descer no Estado.
Nessas eleições, a presidente andou pedindo votos para candidatos do PT em vários Estados, mas tem tratado a Paraíba como se não existisse no mapa do Brasil. E olha que João Pessoa é uma das poucas capitais do País, onde o PT tem reais condições de vencer a parada de segundo turno.
Agora mesmo, os marqueteiros do candidato Luciano Cartaxo anunciam, com pompas e circunstâncias, que a inacessível Dilma Roussef poderá gravar para o seu guia eleitoral. Ou seja, a presidente providenciará uma aparição na tela, porém mantendo os pés plantados bem distante da Paraíba.
Gostaria muito de saber, meu caro Paiakan, os motivos dessa, digamos, paraibafobia da presidente. Terá sido por que sofreu um surpreendente revés nas urnas de 2010 em Campina Grande? Aliás, lembre-se, o único em todo o País numa cidade desse porte. Pelas mãos do tucano Cássio Cunha Lima.
Se for por isso, é muita pequenez. Ou será por que forças ocultas agem para obstaculizar sua vinda ao Estado? Diziam que o governador Eduardo Campos foi quem impediu sua vinda em 2010, quando era candidata, para não favorecer Zé Maranhão. Mas, era por motivos eleitorais. Isso já passou.
No fim, começo a me convencer a presidente não vem porque não gosta da Paraíba e ponto final.